terça-feira, 7 de outubro de 2014

THE AFTERMATH ( O APÓS)



profeta do passado é fácil. Estou falando do seriíssimo acidente que vitimou Jules Bianchi no GP do Japão. Tenho lido em silêncio as várias opiniões, algumas de pessoas que respeito, outras totalmente sem base a respeito das causas do acidente. A C I D E N T E. Ou não? Há século, eu, em minha porção profeta do óbvio condeno aquelas pesadíssimas máquinas dentro do raio de ação dos carros. Um carro de corridas, de qualquer categoria, é um animal nervoso, veloz, feroz, imprevisível. Um momento você está deslizando velozmente pela reta e ao aproximar-se de uma curva, uma mancha de óleo, uma tomada mal feita, uma zebra mais afoita e voi lá! você está rodando tal qual um pião doido em direção à barreira de pneus ( se tiver sorte), guard rail ou.....um enorme trator que resgata alguém que teve o mesmo destino que o seu há instantes atrás. E as bandeiras? Bandeira amarela serve para diminuirmos a velocidade e não efetuar as ultrapassagens, mas vai falar isso para um piloto cansado, estressado, deitado dentro de um monoposto quente e apertado, com visão limitadíssima pela chuva!
O fato é que a batida foi fortíssima e o último boletim médico não é nada animador: Bianchi sofre de uma condição chamada "axonal difusa". Trocando em miúdos: há poucas chances de ele ter uma recuperação plena. Pode vegetar por anos ou.....(não quero fazer nenhum tipo de paralelismo com a situação de Michael Schumacher, mas a tentação é grande). Triste saber que um jovem talentoso, promissor, com a carreira em ascensão tenha sido vítima de tão bizarro acidente. Que algumas lições sejam aprendidas e aplicadas. E que os homens responsáveis pela segurança do esporte sejam sensatos e tomem atitudes coerentes. Confesso que hesitei bastante em postar aqui o vídeo do acidente, mas como o tenho visto em abundância por aí, resolvi dividir com meus leitores os horrores da cena.

Nenhum comentário: