domingo, 27 de março de 2011

REFLEXÕES SOBRE O PASSEIO NO PARQUE NO OUTRO LADO DO MUNDO


A largada: este foi o momento em que Vettel esteve mais próximo do resto do pelotão.

Alta madrugada e cochilando ao som do programa do Serginho, meu relógio interno apita agudo: Piiiii, Piiii, vai começar a corrida. Que bom! Peguei o final da volta de apresentação e a largada. A corrida foi chata para alguns, excitante para outros, injusta para os suiços da Sauber (desclassificados após belas exibições de seus dois pilotos por alguma tecnilidade nas asas traseiras). O primeiro no grid foi o primeiro na chegada. O segundo no grid foi o segundo na chegada. Ponto? Nem tanto. Analisemos os cabras e suas montarias:
1- Vettel- Tem a proverbial faca e o queijo (camembert) nas mãos. O problema é que queijos camembert se esfarelam fácil, então tem que usar a faca bem afiadinha e ir cortando em suaves fatias de fora para dentro. Com habilidade. Isso, passada a afobação juvenil de provar-se a si mesmo e ao resto do mundo, já que é campeão, parece fácil. Seu primeiro adversário é sempre seu companheiro de equipe, e nisso, Chuck Vettel está bem servido, pois o insosso Mark Webber, canguru da gema, faz com maestria. Ser segundo piloto é um estado de espírito, uma vocação, uma missão de vida. Se houvesse uma Academia de Segundos Pilotos, o patrono da cadeira que Webber hoje ocupa, seria Riccardo Patrese. Mas este é papo para outro post.
2- Hamilton. Luiz o bom menino é da cepa nobre dos campeões. Lutou contra um assoalho rebelde, um carro que não tinha condições de competir de igual para igual com as Red Bull, derrotou metade da brigada inimiga (Webber) e só não ganhou a corrida, porque na frente dele estava um impecável alemãozinho. Fez sua parte e vai dar trabalho no campeonato, pois a Mclaren deve crescer tecnicamente.
3- Petrov. Petrov. Petrov. Três vivas para o russo da Máfia, digo, da Lada, digo da Renault (vulgo nova Lotus). Não sei como se escreve viva em russo, portanto fica petrov, petrov, petrov mesmo. Ou Kournikova, Kournikova, Kournikova (muito mais bela a tenista). Fez tudo bem e com a ausência da estrela estatelada do time, o incauto Kubica, cresceu com a responsabilidade, dando um banho no experiente Heidfeld no processo. Belo início de campeonato em uma corrida segura. Aliás, continua a ser o karma no caminho do Alonso. Dizem que este já está de viagem marcada para a Sibéria, onde vai se consultar com uma mãe de santo "babuska" para achar o caminho para ultrapassar o Vital.
4- Alonso. Boa corrida, má largada. Avaliou mal a aproximação da primeira curva e teve que remar muito para recuperar as posições entregues de bandeja nos primeiros metros da prova. Continua talentoso, egocêntrico, vital para a Ferrari - vital foi mal.....
5- Webber. O canguru papudo encolheu-se em seu próprio quintal e se a primeira prova for o indício do que será o campeonato, foi mal para ele. Deve ganhar algumas provas, durante a crise de conjuntivite que deve afetar Vettel lá por junho ou julho, mas em circunstâncias normais....luneta nele.
6- Button. Boa prova, combativa (até demais, visto que andou cortando caminho e sendo punido por isto). Não conseguiu confirmar minhas previsões de que teria vantagem na equipe, pelo excessivo desgaste dos pneus, uma vez que tem o estilo mais suave que seu companheiro Hamilton.
7- Massa - Após a desclassificação das Saubers. Boa largada, boas disputas com Button nas primeiras voltas, depois apagou e voltou a ser o pacato funcionário do Banco Central em Brasília que olha todos os dia para o relógio da parede e faz anotações na folhinha, contando regressivamente os dias até sua aposentadoria. Burocrático, sem brilho, errático. A Ferrari deve estar conversando com alguns empresários por aí.
8- Buemi. Boa prova do ex-muso da Formula 1. Ex? Sim, agora o pole position é o recém chegado "Chaves nino" Pastor Maldonado. Vai ser feio assim lá em Caracas! Fez boa prova o suiço com sangue e dinheiro árabe, ofuscando o Jaiminho. A equipe Toro Rosso fez um projeto honesto e promissor.
9- Sutil. Sutil foi sutil. Lutou, atravessou zebras, contra-esterçou, tentou e só chegou aos pontos devido às desclassificações. Tem um fortíssimo novo companheiro de equipe e apesar de talentoso, vai ter que trabalhar bastante pelo seu "curry".
10- Di Resta. Boa estréia do escocês primo do Dario Franchitti e - é aí que quero chegar, primo por afinidade da belezoca Ashley Judd. Hummmmm. Bom, deixa eu voltar ao que interessa. Este cara é bom. Bom mesmo. E veio para ficar. Campeão do DTM, piloto de testes da Mclaren e da própria Force India, o escocês é bota. Anotem.
O resto. Shumacher me decepcionou. Rosberg ia bem até um doidivanas Rubinho dar um chega para o lado nele. Rubens fez uma corrida montanha russa: altos e baixos. Após o fiasco do erro na classificação, largou bem, vinha consistente, ganhou diversas posições e ia pontuar bem. Errou feio ao bater em Barbie e foi punido, abandonando subsequentemente. A Williams mostrou potencial superior ao ano passado. Maldonado, no no muso, pouco mostrou, mas tem cacife para andar bem, especialmente nas provas europeias, pois corre na GP 2 desde 1964 (brincadeirinha, mas ele fez 4 temporadas completas na categoria de acesso e foi campeão no ano passado). Trulli? Não vi, mas consta que terminou a corrida. Vi algumas derrapagens de seu escudeiro (nem tão fiel) Kovalento. D'Ambrozio teve o mérito de andar na frente do experiente Glock (o que Di Grassi jamais conseguiu no ano passado). Mas é figurante. 
O último e talvez principal destaque da corrida foi o jovem (21 anos ) mexicano Sergio Perez. Acompanho sua carreira desde há algum tempo e devo dizer, sou fã do rapaz. Contra todos os preconceitos de ser piloto pagante (sim, ele é bancado pelo cara mais rico do mundo, Carlos Slim), o menino é bom. Muito bom. Na pista foi sétimo em sua estréia, pilotando como um veterano, fazendo apenas uma parada e não tomando conhecimento de alguns currículos bem mais recheados. A desclassificação não deve desistimular a equipe que ainda conta com Koba san (sempre muito super valorizado a meu ver). Este, terá um osso e nacho duro de roer e a disputa entre os dois será tão interessante quanto qualquer outra entre companheiros de equipe no grid. Volto mais tarde, ufa!

Um comentário:

braimstorm disse...

Viu isso ai que vc narrou foi uma corrida de f1 ou um desfile de modas?
kakkaka