segunda-feira, 5 de julho de 2010

ANÁLISE PÓSTUMA DE UM DESASTRE ANUNCIADO.


Dunga e seus anões voltaram. Pousaram em terra pátria com os rabicós entre as pernas, numa nítida mudança de postura. Perderam seus empregos. Muito justo. Mas eles são apenas anões, pequenos, minúsculos, quase insignificantes, a ponta de um gigantesco iceberg de corrupção e safadeza que contamina tantas instituições do nosso Brasil sil sil, varonil. Não nos enganemos: eles são os bois de piranha da vez. Os inocentes úteis de plantão. Porque o grande "golpe" vem aí, 2014, que parece nome de filme de ficção, mas está mais para filme de terror. Os olhos dos canalhas brilham, suas mãos suam em antecipação aos botins futuros, as negociatas estão a pleno vapor e o mau resultado da África já pertence ao passado. 2010 já era, 2014 está ali na frente, na próxima curva.

Nossos hermanos tinham um time maravilhoso e um pateta arrogante como técnico. Numa típica mistura de fanatismo, idolatria desmedida e falta de objetividade, os pontos místicos encobriam quaisquer deficiências técnicas. Os alemães escancaram a verdade: no futebol, assim como em tudo, o profissionalismo, a preparação meticulosa, as escolhas baseadas em critérios de meritocracia vão ser cada vez mais determinantes para o sucesso. Superações heróicas ou patéticas, depende do angulo com que se enxergue, tão típicas de nossos heróis latinos, quixotescos que somos por determinação genética e praga ancestral, já não têm tanta chance de vingar.

No entanto 2014 está logo ali, á vista. Os gordos e engorduradas canalhas, das barrigas salientes e ternos fora de moda, apesar de caríssimos, o pessoal dos bastidores de sempre, se preparam para engordar ainda mais. E nós, vamos torcer, brigar, descabelarmos-nos em função da teimosia do Dunga da vez. Em vão. O que menos importa nesse gigantesco planeta FIFA é o futebol que se joga dentro de campo. Isso são migalhas atiradas às plebes rudes. Os canalhas sorriem e a caravana passa.

Um comentário:

Ron Groo disse...

Já tá tudo acertado... O Dunga foi demitido e o Ricardo Teixeira quer um técnico que escale o time de acordo com as pressões do patrocinio e da TV, mesmo que os jogadores estejam fora de forma fisica e técnica.

Traduzindo... Mano Menezes na Seleção.