quinta-feira, 1 de outubro de 2009

REFLEXÕES SOBRE ÉTICA E POSTURA.
















Algumas coisas me chamaram a atenção recentemente entre tantas notícias de escândalos, trocas de pilotos, denúncias, etc. Uma é que todo mundo e seu vizinho da rua de baixo resolveu dar um pitaco. Pessoas famosas ou não, relevantes ou não, de Niki Lauda a Jackie Stewart, até o Mané porteiro, todos dizendo o que acham, o que pensam, condenando, absolvendo. Uma figura, ímpar, calou-se. Seu nome? Emerson Fittipaldi. Sabem o que isso significa para mim? Sinal de classe, elegância. Se chamarem o Lula para dar opinião sobre qualquer assunto, mesmo sem entender nada de nada, ele vai falar, falar e falar. Claro que isso não acrescenta nada, mas ele vai opinar. O mesmo pode-se dizer de Pelé e muitos outros famosos. Emerson ficou quieto em relação a Nelsinho, a Briatore, à ida de Alonso para a Ferrari, à dispensa de Kimi.
Querem outro sinal de elegância? Gil de Ferran. Prestes a se aposentar, resolveu homenagear em sua última prova, em que aliás será homenageado também, bem ao estilo americano, ao Jim Hall, seu primeiro chefe de equipe na América. Este, surpreso, declarou que não se julga merecedor de tal homenagem, e que 99% do que Gil conquistou foi por mérito próprio. Pensando bem, eu sempre imaginava o que Gil teria feito na Formula 1, caso tivesse tido a chance de pilotar por lá. Hoje, em vista dos últimos acontecimentos, acho que ele e a Formula 1 não combinam mesmo. Ele talvez tenha ética demais ...

3 comentários:

FRITZ JORDAN disse...

Cesar,
Repito abaixo o que ja disse em outro post, e aproveito para cumprimenta-lo pela merecida referencia ao Gil de Ferran:

Como todo brasileiro, torco pelo sucesso de nossos compatriotas em todas as competicoes esportivas.
Mas, puxando pela memoria, estou tentando lembrar se nossos campeoes mundiais na F1 (Fittipaldi, Piquet, Senna) alguma vez participaram de marmeladas que influenciaram o resultado de corridas ou campeonatos, e nao recordo nehum fato arquitetado nos boxes.
Nossos atuais representantes (Piquet Filho, Barrichelo e Massa) infelizmente vem se prostituindo, sempre com favores ao companheiro de equipe.
Nao me venha hoje o Massa dizer que o campeonato de 2008 foi dele roubado, pois o de 2007 tambem foi roubado do Hamilton. E roubado pelo hoje acusador Massa. A desculpa de que era jogo de equipe nao cola, visto que os favores prestados ao companheiro em nada beneficiaram a Ferrari em sua competicao, que e o Campeonato de Construtores.
O mesmo se aplica ao Rubinho, com a atenuante de que ele escancarou a falcatrua e protestou, mas tambem lhe faltou o desprendimento necessario para simplesmente competir (coisa de campeao), esquecendo a defesa de um emprego.
O campeonato de 2010 promete, varias equipes contarao com pilotos que merecem ser campeoes, como a Brawn (Button), a Ferrari (Alonso), a Red Bull (Vettel) e a McLaren (Hamilton). Devo ter esquecido alguem, mas os que citei me fazem lembrar dos brasileiros campeoes, que junto a Clark, Hill, Rindt, Lauda, Hunt, Mansell, Prost e outros, parece que nunca participaram de manipulacao previa de resultados, apenas buscaram a vitoria em cada corrida que disputaram.
Mas, no ano que vem, continuo torcendo pelos brasileiros.

De Gennaro Motors disse...

GRANDE GIL ! conheço bem a historia dele!

Cezar Fittipaldi disse...

Grande participação e observação, Fritz. Realmente a atitude de Massa em Interlagos em 2007 não foi nada esportiva e ele pagou caro por isso um ano depois.
abraços