quinta-feira, 16 de julho de 2009

UM DIA QUALQUER, NUM PONTO QUALQUER


Crise braba. As empresas cada vez mais exigentes com seus funcionários, procurando estabelecer metas de desempenho mais rígidas, enxugando custos. Perto daqui, tem uma dessas empresas tão típicas dos dias de hoje. Fazem tantas coisas que no final, nem eles mesmo sabem o que realmente são. Aliás, duas empresas, uma fabricante de bebidas misteriosas, que parece ter alta lucratividade, cores vivas, clientela jovem e uma outra, revenda de carros francesa. Ambas na minha quadra. Na empresa de bebidas havia um simpático rapaz de óculos, branquinho, gerente de vendas, gente boa pacas. O problema é que ele não anda vendendo tanto assim, apesar de que em seus empregos anteriores ele sempre fora o campeão de vendagens. Sebastião, seu nome. Na outra revenda, tem um outro rapaz, meio playboy é verdade, mas dizem que seu velho tem grana. Vendedor também, e não vende nada. O cara até procura justificar seus atrasos, suas mancadas, é todo modernoso, mas vender mesmo, nada. Nelson o nome do cidadão. O pior para o Nelson é que tem um outro vendedor lá na revenda, Fernandão, sujeito meio enfezado e troncudo, que vende tudo, até geladeira para esquimó.
A gente se reúne num boteco da esquina depois do expediente. Até o Fernandão aparece ás vezes, mas nem sempre. O Nelson, passa por lá, é meio fresco, mas passa. O Tião tá sempre com a gente, jogamos boliche, jogamos conversa fora, bebemos algumas. As coisas andam feias. Hoje, na hora do almoço, fiquei sabendo que o Tião foi dispensado, coitado. A firma dele alegou "deficiência técnica". Na verdade, as latinhas de bebida são meio caras e ruins demais. Mas ele foi para a rua, parece que vão chamar o office boy, Jaiminho, para assumir seu posto. Apesar de todos os boatos que o Nelson também será demitido, ele aguenta firme. Esta semana seu pai, o ricaço, foi visto batendo papo com o gerente. O cara não vende nada, mas continua firme por lá. Até um amigo nosso, que trabalha no jornal do bairro, mas não é jornalista, o Gavião, andou espalhando que o Nelson havia sido demitido, mas foi desmentido.
O boteco ta fervendo de boatos. Vou procurar vender mais esta semana, pois não tenho pai influente e a coisa anda fervendo por aqui. Au revoir.

Nenhum comentário: