segunda-feira, 20 de julho de 2009

40 ANOS : O HOMEM NA LUA ( MINHA CABEÇA NÂO VOLTOU)


Eu era um garotinho curioso de 9 anos. Já "fuçava" as revistas de meu pai, devorava as enciclopédias que tínhamos em casa, "Trópico", "Mérito", os muitos livros, e principalmente, o jornal "Folha de São Paulo". Colecionava figurinhas e sonhava em ser piloto de Formula-1. Fazia catecismo e tentava ser um bom cristão. Era bom aluno, não brilhante, mas era bom. Acompanhei de longe e com muita expectativa a corrida espacial. Haviam albúns de figurinhas, que eu colecionava em sociedade com minha tia Sônia. Pôsters comemorativos, matérias em todas as revistas. Lembro-me da revista "Realidade". Eram os anos de chumbo, auge da ditadura, mas um menino de 9 anos não se importa com essas coisas, principalmente no interior. Sabia de cor os nomes dos astronautas, das naves, detalhes técnicos, peso, velocidade, tudo. Imaginava que quando fosse "grande", ir à lua seria algo corriqueiro. Estava enganado, apesar de que em outros aspectos, coisas que eu nem sequer sonhava são tão comuns hoje. Internet? Nem sonhávamos com tal coisa. Celulares, o consumo desenfreado, o Brasil com campeões mundiais na Formula 1. Naquela época os únicos esportes de destaque por aqui eram o Futebol....o futebol....o futebol....e o basquete. Mas não se iludam: as coisas melhoraram muito. Os militares se foram, e apesar de termos um governo de mentirosos e corruptos no momento, a democracia vai varrê-los para a lata de lixo da história, como sempre faz. O tempo urge que tenhamos sabedoria e não repitamos os erros de outrora. Somos um país importante (o que em 1969 não éramos), temos muito a nos orgulhar. Chegamos, brasileiros, á lua. Mas a viagem, está apenas começando. Apertem os cintos!

Um comentário:

Ron Groo disse...

Chegar a lua eu acredito que foi um grande passo mesmo, mas quero ver neguinho colonizar aquilo lá.
Não conseguem colonizar nem o Acre.. hahahah

Brincadeiras a parte.

Belo post.