domingo, 5 de abril de 2009

GP DA MALASIA EM SEPANG: BREVES CONSIDERAÇÕES.





Tanta gente boa tem escrito  sobre os Grandes Prêmios em sites e blogs, que fico até meio melindrado em escrever de forma descritiva. Por isso, e por ser um blog, e por ter opiniões muito peculiares sobre a maioria das coisas (que minha mulher vive tentando dizer para que eu guarde para mim mesmo) vou apenas expor a corrida sob o meu ponto de vista.
Descritivamente foi aquilo que se viu:
-Horário inapropriado (talvez época do ano também, me remete ao GP do Brasil em março, chuva na certa, no entanto acho que na Malásia chove em qualquer época em bases diárias);
-Domínio da Brawn, agora já com alguma resistência das outras equipes, felizmente as médias, como a Willians e a Red Bull, e a Toyota, que se não é média, tampouco tem cartel para ser considerada grande;
-A polêmica sobre a mentira da Mclaren e de Hamilton (falou-se até que ele chegou a cogitar em abandonar a carreira, por ser chamado de mentiroso, o que foi enfáticamente negado pela equipe);
-A chorumela daqueles que não gostam do Barrichello, e também dos neo-rubinistas, eu acho é que devemos deixar o rapaz trabalhar e conseguir seus resultados, certamente ele é bem melhor que a média de pilotos brasileiros que já tivemos na Formula ! - sim, eu sei, sempre nos lembramos do TRIO DE OURO - Emerson, Piquet e Senna (na minha opinião também em ordem de importância, mas eu detesto as polêmicas passionais, especialmente com as viúvas). Rubinho é ótimo piloto, tem méritos de sobra e ninguém fica tanto tempo na Formula 1 sem pagar se não o fosse.  Quanto a média dos pilotos brasileiros na categoria máxima, pretendo oportunamente escrever um artigo sobre o assunto, porque com a excessão do Chico Landi, Fritz D'Orey e Hernano da Silva Ramos, eu vi todos os outros correrem na categoria máxima, torci por eles, acompanhei, vibrei e muitas vezes, me decepcionei;
-As cagadas da Ferrari, já estão se tornando trágicas e patéticas. Arruinaram a corrida do Massa, que aliás não parece mesmo estar em seu elemento pilotando na chuva, e destruíram completamente a prova do coitado do Kimi;
-O pífio desempenho da Mclaren, as trapalhadas do Kovalainenn, e Hamilton, tentando salvar algo do desastre total, pilotando bem, mas sentindo a pressão;
-Button pilotando muito bem, no seco e no molhado, suportando a pressão e dando um nó na cabeça da mídia inglesa, que se divide entre o "darling" Hamilton e ele;
-Alonso, otite e tudo mostrando que sabe tudo, levando aquele caminhão da Formula Truck entre os ponteiros enquanto deu, já o mesmo não se pode dizer do Nelsinho pimpolho, que deu uma entrevista no Tazio no sábado jogando a toalha, parece que o menino precisa de uma dose cavalar de terapia de motivação;
-Sobrou algo? ah, sim, Heidfeld, sempre fazendo boas corridas e indo ao pódio com uma boa estratégia, Glock mais convicente a cada prova, Webber, combativo, mas ainda longe de me convencer (me lembra o Couthard,  aquele que estava nos lugares onde me passava a impressão de não ter merecido estar, tipo penetra em festa que fica amigo do pai da aniversariante), as Force India - mais India e menos force, Bordais fazendo uma corrida honesta, com seu companheiro Buemi sentindo o que é a Formula 1 de verdade, após a estréia muito boa na Austrália, acho que é isso.

Muita gente tem coisas a ponderar, cabeças a coçar durante essas duas semanas que nos separam do próximo GP. As Brawn continuam favoritas, mas as outras começam a mostrar reação. Interessante essa nova Formula 1. A propósito, o Galvão Bueno em sua desastrada narrativa - equivocada e que jamais consegue pronunciar o nome de Button corretamente, é Jenson, e não Jason, nos iluminou mostrando que os Formula 1s não têm faróis.  Como eu não havia notado isso antes, agradeço-lhe a dica!


Nenhum comentário: