domingo, 19 de abril de 2009

DEVANEIOS & CIA: DE SUSAN BOYLE A UM POUQUINHO DE SEMIÓTICA!


Vivemos a época dos avessos. De tanto esculachar as idiotices de programas televisivos como o "Big Brother" e as pragas derivadas, de tanta orejiza que nos causam os excessos de programas tipo "Pãnico na TV", "Domingão do Faustão e suas cacetadas (como se ouvir a voz do infeliz a tarde toda em loas áos contratados da Globo não fosse em si uma tremenda cacetada)", acabamos por, perdidos sem lanterna numa noite escura e úmida, sem luar, a dar valor a coisas que realmente não o tem.
Explico melhor: a nova onda da internet, mais especifícamente do youtube é uma rotunda e caipira senhora escocesa, feia de doer, que no programa "Britain got talent", o mesmo que revelou o insosso Paul Potts cantando "Nessum dorma" no ano passado - cantando mal, mas isso é secundário claro, estamos a falar de símbolos, semíótica mesmo - que ao criar expectativas negativas baseadas apenas e tão somente em sua peculiar(?) imagem, ao abrir a boca e cantar razoavelmente bem, causou uma catarse coletiva e intergalática, graças á TV e ao Mr. Youtube.
Se todos esperamos pessoas plastificadas, maquiadas, com dentes perfeitos (isso muito me incomoda, como conseguem?), peles de seda, decotes milimetricamente estudados, o oposto, ou seja uma mulher comum e feia = comum sim, porque há muito mais gente feia no mundo que gente bonita, isso é fato, ao surgir na mídia não deveria causar tamanho espanto. Não deveria, mas à exemplo das idióticas cacetadas do gordo global ( que usam risadas pré gravadas para disparar o riso da platéia) somos vacas de presépio a seguir obedientemente á vaca que carrega o guizo.
Se uma pessoa vai a um programa de calouros, não tem a aparência bem cuidada, e sacrilégio dos sacrilégios, canta passavelmente bem e já vira manchete, o mundo realmente está precisando ser fechado por uns dias para avaliação de valores.
O fato da escocesa ter cantado não seria notável se ela fosse menos ingênua? menos feia? menos caipira? O que tem a ver o talento musical (ainda insisto, precário) com aparência, beleza ou estar dentro dos padrões midiáticos? Me surpreende ainda mais, pessoas inteligentes e formadores de opinião do porte de Barbara Gancia (do jornal Folha de São Paulo e blog próprio muito lido) e Paulo Moreira Leite da revista Época, levarem o assunto á baila em seus espaços. Os comentários dos leitores, todos de alma lavada contra os "preconceitos" e verdadeiros valores esquecidos, são ainda um acinte maior á minha já dúbia inteligência. Preciso da opinião do Reinaldo Azevedo e do doido do Mainardi, e se eles também se mostrarem maravilhados com a perua escocesa, eu me retiro....e quem vai reavaliar seus conceitos sou eu mesmo....

2 comentários:

Antonio Manoel disse...

Cezão

Estamos na era dos 15 minutos, meu jovem, isso tudo é para os bobinhos feiosos acreditarem ::: Eu posso, como posso ser alguma coisa ......

Abraço
Manoel

Agencia de empregos Futurah disse...

Não acredito que tenha mais gente feia do que gente bonita. Acho que todos merecem uma chance e devem apostar em algo que chame a atenção. Existem pessoas mal cuidadas. Mas sabemos que no espaço da mídia realmente existe lugar para os belos, mesmo sem talento. Para provar que há pessoas "feias" com talento posso citar alguns nomes : Barbara Streisand, Fernanda Torres, Serginho Groisman, Roberto Benigni, Owen Wilson, Bob Dylan , Celine Dion, Mick JAgger, Amy Winehouse, Ronaldinho Gaúcho e por aí vai.